terça-feira, 12 de julho de 2011

GRIPE CANINA


O frio chegou, e nessa época, quem sofre muito são nossos pequenos AUmigos de 4 patas. Não só com as baixas temperaturas, mas também com os problemas de saúde que chegam junto com o frio.
Assim como nós, os cães estão mais suscetíveis a contrair gripe nessa época do ano, doença que é altamente contagiosa e que se não for tratada corretamente, pode evoluir para uma pneumonia.
A melhor maneira de evitar esse problema, certamente é vacinando o animal anualmente, e claro, mantendo-o afastado de outros animais que apresentarem os sintomas.
Se o seu cão apresentar tosse seca e constante (como se estivese esgasgado), coriza, febre e secreção nos olhos, procure rapidamente um veterinário, para evitar o agravamento da doença.
Vale lembrar que, se o quadro chegar à evoluir para uma pneumonia, nada de se desesperar, basta fazer o tratamento corretamente com o uso de antibióticos (receitados pelo seu veterinário), e tudo será resolvido.
Manter o animal abrigado do frio e da chuva, também é muito importante.
Em gatos e aves existem viroses que também se assimilam aos sintomas da gripe, porém, não são os mesmos agentes etiológicos, e os animais também devem ser tratados caso apresentem algum sintoma.

Fique de olho no seu amigo!
Quem ama cuida!

2 comentários:

  1. muito bom o post...quando o Wood veio pra casa reparei que ele era muito friorento, e já na 1° consulta com o veterinário marquei para dar a vacina de gripe em abril, assim quando chegou o frio o Wood já estava preparado, alem disso ele usa um cachecol e quando esta muito frio ele deita na frente da estufa....folgado
    bjos

    ResponderExcluir
  2. hehe..bem a cara do Wood. A Dóris e a Anita acabaram pegando a gripe, há uns 3 meses atrás, mas passou rápido, já a Maria minha 3ª filha, teve problemas sérios, evoluiu pra Pneumonia, mas consegui tratar direitinho. Não pode dar bobeira!! Beijos

    ResponderExcluir